Secretaria realiza projeto de atendimento com pessoas em situação de rua

Desenvolvimento Social e Cidadania
    10 de novembro

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) iniciou este ano o serviço de abordagem social para pessoa em situação de rua, com o apoio da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Porto Ferreira, que articulou junto com outros setores e órgãos as ações a serem desenvolvidas para este público.

A abordagem social é um serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência, com a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, no fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

O trabalho desenvolvido pela equipe técnica do Creas conta com profissionais como assistentes sociais, psicólogos e outros, em parceria com órgãos como o Cadastro Único, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e Associação Viva a Vida.

A abordagem dos moradores consiste em criar e fortalecer vínculos, realizando encaminhamento para a rede de atendimentos do município, de acordo com as demandas e necessidades levantadas de cada usuário.

Diante de toda a demanda verificada, a equipe técnica do Creas, em parceria com o Cadastro Único e Associação Viva a Vida, criou um grupo quinzenal para atendimentos das pessoas em situação de rua, num espaço que se destina a ofertar uma roda de conversa, na qual os moradores dialogam e relatam um pouco de suas experiências de vida.

Este espaço tem ainda como finalidade disponibilizar o acesso à documentação civil, benefícios sociais e programas de transferência de renda, além de proporcionar um momento para expressar necessidades, interesses e possibilidades por meio da reinserção social.

Para os casos de dependência química em que os atendidos demostram interesse de superação de vícios, eles são encaminhados ao Caps para avaliação da equipe e consultas médicas e ainda para instituições terapêuticas.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

clique na foto para ampliar
/* */ /* */